Nossa Escola Cresceu? Onde está o Mérito?

Por Profº Geraldo Alves Silva 14/05/2019 - 21:36 hs

O Estado do Ceará vem ao logo de sua caminhada na educação dos seus concidadãos priorizando o que a maioria dos educadores entende como a fórmula mágica para sairmos do quadro vergonhoso de uma sociedade, o “analfabetismo”.

Várias parcerias têm se projetado nos municípios e a consequência dessa política pública para o orgulho dessa terra tão sofrida com parcos recursos financeiros e tímido apoio da esfera federal, não foi motivo de desânimo dos governantes a nível estadual para transformar essa realidade e sim combustível para impulsionar a sociedade cearense através do incentivo as crianças na idade certa pra estar na escola.

Os primeiros passos foram dados e muito bem dados, quando o “Estado” percebeu a necessidade de apoiar técnica e financeiramente aos municípios a investir na educação, começando pela alfabetização na idade certa.

No início do programa, idos de 2007, dos 184 municípios cearenses, apenas 14 estavam com os resultados denominados, “desejáveis”, ou seja, consideradas alfabetizadas, o que demonstrava o quanto estávamos em situação nada satisfatória pra uma sociedade que precisa desenvolver-se, gerando assim oportunidades de crescimento.

Estamos colhendo bons resultados, não deixando, portanto, de continuar na mesma pegada, pois precisamos crescer e crescer com a certeza de estarmos no rumo, considerando estarmos ainda distante do tão sonhado crescimento participativo, com o esforço e empenho de toda a sociedade.

O Estado do Ceará, objetivando dar maior apoio aos municípios instituiu o Prêmio Escola Nota 10, fortalecendo, e valorizando as políticas dos municípios e escola em relação a alfabetização das crianças, sendo esse prêmio pago em dinheiro.

Essa medida despertou maior interesse nos gestores, causando assim em dados momentos, algumas disputas para saber quais municípios e escolas se destacavam, não apenas para receber a premiação em dinheiro, mas também demonstrar a sociedade o quanto se estava trabalhando em prol da educação dos seus munícipes.

É nesse sentido que nos vem algumas indagações e creio que você ao ler essas poucas palavras, deverá se perguntar:

Como está meu município? As crianças estão conseguindo ler e escrever na idade certa? E a minha escola? O meu município está divulgando os resultados? Está discutindo/debatendo com professores, servidores, pais e comunidade a situação atual? A minha escola tem proporcionado esse debate? Os pais são convidados a debater essa situação? De quem é na verdade o mérito dos resultados alcançados? Será que a comunidade entende a necessidade de melhor acompanhar o dia dos seus filhos na escola? E o gestor maior tem proporcionado condições de melhores trabalhos pros profissionais da educação?

Perguntas como essas podem até soar estranho para muitos, mas com certeza não é nenhuma novidade para os profissionais da educação que vem ao longo dos anos desempenhando com dedicação o seu mister no sentido de ver alcançado os resultados tão sonhados “Crianças alfabetizadas na idade certa”.

Antes de encerrar essa brevíssima síntese, deixo a última pergunta.

A NOSSA ESCOLA CRESCEU?